Durante três dias, uma equipe de produção de cinema da Fiocruz gravou atividades terapêuticas do Movimento Saúde Mental, em Fortaleza e Maracanaú. As gravações iniciadas na sexta-feira, 26 de novembro, concluídas no domingo, incluíram locações nas aldeias Pitaguary de Maracanaú e Pacatuba.

Será editado um documentário sobre Práticas Integrativas Complementares (PICS) e ações junto a etnia Pitaguary com base nos serviços do Movimento Saúde Mental.

O documentário integrará o Projeto Proteger da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Saúde e Fiocruz. O documentário fará parte de uma coleção de vídeos produzidos em diversos lugares do Brasil para serem veiculados no Canal da Fiocruz e noutros espaços, em 2022.

Entre os entrevistados estiveram o padre Rino, presidente do MSM, o líder Pitaguary, Carlinhos, o pajé Barbosa, e as lideranças jovens Pitaguary Benício e Nádia. Houve falas das terapeutas Ana Paula Fernandes, Zilar Amaro e Natália Martins, bem como de usuários da Abordagem Sistêmica Comunitária: Fernanda Justino Sousa, Maury Martins e Sebastiana Gomes de Freitas.

A equipe de documentaristas da Fiocruz foi coordenada pela jornalista Angélica Paulo e contou com o diretor de fotografia Paulo Lara e o assistente Luciano Simplício.