Conheça o projeto Sim à Vida, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental (MSM) na periferia de Fortaleza (CE). No vídeo “O projeto Sim à Vida mudou a minha vida”. publicado no Youtube, o projeto é apresentado por quem tem a vida transformada a partir dele.

O Sim à Vida visa o autoconhecimento, o fortalecimento da autoestima, contribuindo para a saúde mental de crianças e adolescentes, com a consequente prevenção contra as drogas.

O projeto, que acolhe participantes de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, tem como base os princípios da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC).

A ASC é a metodologia socioterapêutica que nasceu junto às ações do Movimento Saúde Mental, em 1996. Ela envolve os saberes populares, indígenas e acadêmicos e visa o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas e da comunidade.

Para isso, as crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida desenvolvem suas inteligências múltiplas: intrapessoal, interpessoal, ecofílica (ou ecológica), pictórica, cinestésica (corporal), musical, teatral, entre outras.

Dessa forma, as atividades promovem o acesso às brincadeiras, jogos, passeios, cursos, práticas de cuidado, alimentação e troca de saberes.

O Sim à Vida, desde seu início, em 1998, é acompanhado pelo Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), como ação de extensão.

Este vídeo tem cenas do período de dezembro de 2021 a julho de 2022, quando o projeto teve apoio do Mais Nutrição e Fomento da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.

Saiba mais sobre o projeto Sim à Vida.