Os índios Pitaguary, através de mobilização em rede social na Internet, conclamam indígenas e apoiadores da causa indígena para apoiar sua luta contra a ameaça de ativação de uma pedreira na serra Pitaguary. A mobilização ocorre no dia 22 de março, das 8h às 17h, em frente à pedreira da Monguba, em Pacatuba, na serra Pitaguary, próxima ao Km 15 da CE 060 e à via férrea.

Em apoio à mobilização do povo Pitaguary, o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) vai disponibilizar transporte para pessoas que queiram participar do evento pela que luta pela conservação da saúde ambiental e da etnia.

Entenda a luta dos Pitaguary

Há mais de um ano, o Pajé Barbosa, líder espiritual dos índios Pitaguary, está residindo na área da antiga pedreira. A ocupação é uma tentativa de proteger o lugar contra invasores, enquanto aguarda a manifestação da Fundação Nacional do índio (Funai) e da Justiça a respeito do assunto. Agora, de acordo com Ceiça Pitaguary, os índios poderão ser obrigados a abandonar a área diante de uma ação de reintegração de posse em favor do dono da pedreira.

“Como é que se compra uma área sem a participação da comunidade, sem a participação da Funai, sem a participação da gente, que somos os donos da terra?”, comenta Pajé Barbosa, referindo-se à venda do trecho da serra Pitaguary para à pedreira. Ele cita ainda as mangueiras plantadas pelos antepassados indígenas, os olhos d’água, a área de caça, a área de e de preservação histórica e ambiental, pertencentes aos Pitaguary.

A ativação da pedreira resultaria em destruição de uma parte da Serra Pitaguary, violentando a flora e fauna local, além de expor o solo serrano a uma severa erosão.

“O entendimento das lideranças e do povo é que vamos permanecer aqui; não vamos s/air, porque entendemos que uma pedreira dentro do território tradicional que conhecemos, com a vasta população que se encontra aqui ao redor vai prejudicar a saúde das pessoas e principalmente o meio ambiente”, lembra Ceiça Pitagury.

Em nota, divulgada ao final de um vídeo postado na rede social Facebook, do Neto Witko Pitaguary, com as falas do pajé Barbosa e de Ceiça, os índios reforçam o apoio ao ato:

“Conclamamos a todos os Pitaguary, apoiadores da causa indígena, Funai, CDPDH, APOINME, COPICE, OPRINCE, AMICE e sociedade civil a se fazer presente, no dia 22 de março, em frente a pedreira na CE 060 km 15 as 8 h, para que possamos afirmar, com todas as nossas forças, que não sairemos do nosso território tradicional, permaneceremos lá até o último índio.”

Neto Itko participa do projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, do Movimento Bom Jardim com jovens indígenas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.