(Participantes aprendem sobre cultura e receitas ancestrais de vatapá, caruru e acarajé / Foto: Arquivo MSM)



Típico nos famosos pratinhos, o Vatapá, o Caruru e o Acarajé são receitas já tradicionais da culinária do país, que resistiram ao tempo e hoje fazem parte da história da cultura afro-brasileira. Resgatar e fortalecer a ancestralidade através dos sabores foi o que motivou as aulas do curso de Gastronomia Ancestral, realizadas no projeto Alimentando Sonhos, entre os dias 9 a 11 de abril, na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), do Movimento Saúde Mental (MSM). 

 

Durante o curso, os 15 participantes também aprenderam o contexto religioso e cultural por trás das receitas, incluindo a influência da representação dos deuses em cada etapa do desenvolvimento dos pratos. Samara Sobreira, assistente social e coordenadora da EGA, fala da importância de aulas como essa para o desenvolvimento biopsicosocioespiritual dos envolvidos. “O que foi mais interessante foi o respeito. Apesar de ter várias religiões, eles se mostraram bem interessados e admiraram o contexto da cultura africana”, conta.

 

A coordenadora descreve as falas de duas participantes que estiveram presentes pela primeira vez em atividades do MSM. “No final, duas alunas pediram para falar que não conheciam o trabalho do Movimento, mas que estavam impactadas pela potência do Grande Bom Jardim”, explica emocionada. Ao final do dia, todos os participantes se deliciaram com os seus próprios preparos e, em seguida, receberam seus certificados de concludentes do curso das mãos dos professores e organizadores.

 

Os cursos do projeto Alimentando Sonhos são uma realização do Movimento Saúde Mental, com o fomento da M. Dias Branco. As aulas são ministradas na Escola de Gastronomia Autossustentável, do MSM, e recebem mentoria técnica da equipe do programa de extensão Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pela professora Eveline de Alencar. Confira abaixo os cursos do mês de abril.

 

Curso de Salgados Comerciais

01 a 05 de abril, das 13h às 17h

Local: Grupo Zap Mãos Amigas – Av. Contorno Sul, Bloco 385, apto 101 – Conjunto Esperança

 

Massas e Molhos Artesanais

08 a 12 de abril, das 13h às 17h

Local: CUMBMGP – Centro União Beneficente do Bairro Granja Portugal – Rua Teodoro de Castro, 1760 – Granja Portugal

 

Bolos Regionais 

15 a 18 de abril, das 13h às 17h

Local: Instituto Compartilha SAMEAC (Casa Paz e Bem) – Rua Júlia Vasconcelos, 199 – São João do Tauape

 

Gastronomia Ancestral

09 a 11 de abril, das 18h30 às 21h30

Local: Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) – Rua Dr. Fernando Augusto, 980 – Bom Jardim

 

SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA COMUNITÁRIA

 

A ASC é um sistema socioterapêutico multidisciplinar e de múltiplo impacto, que atua na prevenção do sofrimento psíquico e existencial. Organizada sob três princípios – Autopoiese Comunitária, Trofolaxe Humana e Sintropia -, a Abordagem Sistêmica Comunitária foi reconhecida, em 2009, como tecnologia socioterapêutica efetiva e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Já em 2018, a ASC foi considerada uma inovação em Saúde Mental pelo MHIN (Mental Health Innovation Network) – vinculado à Organização Mundial da Saúde. 

 

por Gabriele Félix