O projeto Sim à Vida desenvolve nos meses de abril e maio a campanha Biofilia – Amor à Vida. Cada criança e adolescente é envolvido em práticas de cuidado pessoal. Esse processo fortalece o conhecimento de si, aumenta a autoestima e fortalecendo a saúde mental.

Já nos meses de fevereiro e março, aconteceu a campanha de “Ecofilia” – relação de amizade com a natureza. Os facilitadores da campanha verificaram que para interiorizar o sentimento de amor e cuidado com as plantas, os animais e até os minerais, as crianças e adolescentes precisam aprofundar o amor e o cuidado por si mesmas.

O cuidar de si é o ponto de partida para aprender a cuidar dos outros, da família, da comunidade, da natureza. Esse é um dos círculos que integram a espiral da Abordagem Sistêmica Comunitária que vê a pessoa em sua totalidade biopsicossocioespiritual, integrada ao contexto em que vive.

Entre as vivências previstas na Campanha Biofilia, estão: biodança, meditação, massoterapia, relaxamento com visualização criativa, constelação familiar, musicoterapia, banho de ervas, sauna no inipy, aliados de poder e renascimento com terapia da respiração.

Também será potencializada a relação com a farmácia viva, com chás e sucos verdes na alimentação das crianças. As crianças vão conhecer o nome e a função das plantas para conservar a saúde.

O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) realiza o “Sim à Vida, ação de prevenção às drogas e melhoramento dos serviços sociais de saúde”, em Fortaleza e na Região Metropolitana em parceria com a CBM International (Christoffel-Blindenmission). O projeto é co-financiado pela União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.