O padre Rino Bonvini ministra palestra sobre Abordagem Sistêmica Comunitária: Novos caminhos socioterapêuticos, na manhã desta sexta, 23 de junho. A palestra será na cidade de Horizonte, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU.

Entre os convidados para a palestra sobre novos caminhos socioterapêuticos, estão servidores da saúde mental e demais órgãos da Prefeitura de Horizonte, vereadores, conselheiros tutelares, conselheiros da política municipal sobre drogas, prefeito, primeira dama, entre outros.

Sobre a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC)

Desde 1996, o Movimento acolhe, escuta e oferece atenção terapêutica a pessoas que padecem de sofrimentos e transtornos psicológicos e psiquiátricos. A partir da própria comunidade foi desenvolvida a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), conjunto socioterapêutico de múltiplo impacto que reúne saberes científicos, ancestrais e populares.

A ASC trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual utilizando 7 princípios:

    • Acolhimento;
    • Cuidado;
    • Autopoiese – pessoa e comunidade continuamente gerando vida;
    • Trofolaxe – comunicação intensa e contínua, inspirada na sincronicidade da natureza, tendo como inspiração os insetos eussociais (formigas, abelhas);
    • Desenvolvimento das múltiplas inteligências (pictóricas, cinestésicas, musicais, etc);
    • Sintropia – sincronicidade de ações para superar o caos gerado no mundo contemporâneo;
    • Ecofilia – relação de amizade com a natureza, orientada pela sabedoria dos povos originários, como no dizer Lakota Sioux: Mitakuye Oyasin – Somos todos parentes.

 

A ASC ajuda as pessoas a superarem a pobreza internalizada e a alcançarem o protagonismo, com fortalecimento da autoestima e a evolução pessoal e comunitária. Envolve o ser humano com um todo, conectando-o com a comunidade, o meio ambiente e a fé, a dimensão transcendente. Dessa forma, integrada, a pessoa pode superar suas dores internas, retomar o equilíbrio da sua vida e viver com mais dignidade.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.