Durante agosto e setembro, as crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida desenvolvem o tema permacultura e cidadania. Um das ações é a pintura da fachada de algumas casas e diálogo com as famílias sobre a importância de observar o meio ambiente, interagir, organizar, reciclar, economizar energia e cultivar elementos da natureza.

A permacultura é uma forma de planejar e desenvolver ambientes sustentáveis, numa relação harmoniosa entre as pessoas e a natureza. Para além da permacultura, os colaboradores e usuários do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) são convidados a praticar a “ecofilia sintrópica”. Isso motiva o desenvolvimento de relações de amizade com a natureza, adoção e cuidado de plantas e animais. Essa relação, comprovadamente, contribui com a saúde mental.

No dia 13 de setembro, nova ação de permacultura e cidadania foi realizada no ambiente do Sim à Vida no núcleo Daniel Comboni, no Marrocos. Desta vez, com a participação de uma equipe do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), coordenada por Bruna Santos, que implantou ali mais um espaço de leitura.

Educadores, crianças e adolescentes se divertiram pintando objetos do espaço. Ao final, uma bela árvore, um cachorro e dois pardais foram pintados nas paredes da área dedicada ao lazer, à leitura e à exibição de filmes.

Campanha Cante, dance e pinte o 7

Já na semana da pátria a permacultura e a cidadania, ativaram a campanha “Cante, dance e pinte o 7”, em cada uma das quatro comunidades em que acontecem ações do Sim à Vida, uma família foi escolhida para ter sua casa cuidada. No Bom Jardim, Fortaleza, a casa selecionada foi a de dona Silvana.

Dona Francisca, da comunidade do Marrocos, também em Fortaleza, disse que a casa estava realmente precisando de um reparo e que a cor escolhida, o lilás, foi exatamente o que ela esperava. Dona Cristina, da casa escolhida na comunidade do Siqueira, acolheu a equipe e seu filho, Pedro, participou ativamente.

O mesmo sentimento de gratidão e interesse foi demonstrado na comunidade do Horto. Ali, a casa escolhida reúne três famílias, que moram juntas. Dona Angélica e dona Paula, mães de crianças participantes do projeto, agradeceram a escolha de sua casa.

A abordagem do MSMC trabalha o desenvolvimento da saúde integral da pessoa. Ela conecta a realidade vivenciada pelas pessoas com valores e saberes que contribuem com sua harmonia biopsicossocial e o desenvolvimento familiar e comunitário.

O Projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas e melhoria dos serviços sociais de Saúde, é desenvolvido desde o ano de 1999. Começou a funcionar a partir do diagnóstico de uma pesquisa realizada pelo Movimento em escolas e comunidades do Grande Bom Jardim.

Atualmente, o projeto envolve diretamente 450 crianças e adolescentes e seus familiares, sendo 240 acolhidas cinco dias por semana em quatro diferentes locais em Fortaleza e Região Metropolitana. Outras 210 crianças e adolescentes são acompanhadas quinzenalmente nas escolas Padre Josimo, Francisca de Abreu, Sebastião de Abreu e Osires Pontes.

Os familiares participam de socioterapias e de formação profissionalizante. O Projeto Sim à Vida é co-financiado pela CBM International e União Europeia. A CBM também é co-gestora da ação.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.