O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) vai iniciar uma parceria com o Núcleo de Fitoterápicos (Nufito) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e com o Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará (UFC) para a produção de elixir de erva-cidreira. Em uma ação conjunta, as comunidades do Bom Jardim, Siqueira, Marrocos e Granja Portugal, mobilizadas pelo MSMC, vão oferecer a erva-cidreira para a produção de um elixir fitoterápico com funções sedativa e ansiolítica, ou seja, para o controle de ansiedade, visando a redução do uso de psicotrópicos.

A professora Mary Anne Bandeira, supervisora do Nufito e coordenadora do Núcleo de Farmácia Viva da UFC, e técnicos das prefeituras de Maracanaú e Fortaleza, do Governo do Estado e da Universidade Federal do Ceará, visitaram hortas comunitárias dos espaços de atuação do MSMC. O objetivo da visita foi mapear o potencial de produção de massa verde para a produção do elixir de erva-cidreira, dentre outros fitoterápicos que serão produzidos com o Nufito.

Os técnicos foram acompanhados pelo padre Rino Bonvini, presidente do MSMC; Elizeu de Sousa, coordenador de Eco-Educomunicação; Natália Martins, coordenadora de ação indígena; Nádia Franco, coordenadora de Cursos Profissionalizantes, e; Cláudia Rodrigues, mobilizadora comunitária do MSMC.

De acordo com a farmacêutica Aleksandra Gomes, assessora técnica do Nufito, a consolidação da pesquisa para a produção do elixir fitoterápico está prevista para o segundo semestre deste ano. Nesse período será concluído um estudo clínico com pacientes de um Centro de Atenção Psicossocial de Fortaleza.

O grupo de visitantes estava composto por: Francisco José de Abreu Matos, diretor do Horto de Plantas Medicinais e Mary Anne Bandeira, coordenadora do Programa Farmácias Vivas da UFC, além de, Júlio César Peixe, farmacêutico, coordenador do Núcleo de Farmácia Vida da Prefeitura de Maracanaú; Amélia Ramos Freire, técnica do Horto de Plantas Medicinais da UFC; Fabrício Alves, engenheiro agrônomo, coordenador do programa Farmácia Viva da Prefeitura de Fortaleza, e; Aleksandra Gomes, assessora do Nufito.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.