Os alunos do curso de Qualificação em Assistente de Recursos Humanos, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) iniciam, na próxima semana, os preparativos para a montagem de uma clínica de estética no ambiente da sala de aula. O experimento faz parte do processo de formação dos alunos de RH.

O ambiente profissional vai demonstrar na prática como funciona a área de recursos humanos. A atividade prática será montada na última aula, no dia 28 de junho, conforme explicou a professora Arisa Matias. É o momento em que os alunos participam da elaboração do “projeto integrador”, destaca a professora.

Iniciado no dia 2 de maio, a formação contou com 48 horas/aula com a temática “relações interpessoais e postura profissional”. Outras 60 horas/aula foram dedicadas à visualização do departamento de recursos humanos, incluindo a construção do perfil do trabalhador dessa área e a importância dos gestores. As aulas restantes são dedicadas ao acompanhamento da preparação da atividade prática, como a montagem da clínica, por exemplo. Ao total 160 horas/aula.

Os alunos de RH têm a formação a partir de uma parceria do Programa Senac de Gratuidade para pessoas a partir de 15 anos de idade e ensino médio incompleto.

O curso pretende formar profissionais para atuar nos processos relativos aos subsistemas de provisão, desenvolvimento, aplicação e manutenção, cujas atividades estão sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos de empresas dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo, da indústria, bem como órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.