A confraternização faz parte da política de acolhimento do CAPS e do Movimento Saúde Mental a partir da ação de cultura e convivência.

Por Júlia Vasconcelos

Junto ao CAPS Comunitário Bom Jardim, o Movimento Saúde Mental realiza festa junina com participação de usuários do CAPS e seus familiares, bem como diversas pessoas da comunidade.

O evento ocorrido esta manhã (28) foi articulado por Ivan Nogueira, coordenador da Palhoça Terapêutica, um dos espaços do Movimento Saúde Mental (MSM), e Ana Cristina, coordenadora do CAPS Bom Jardim.

A festa de São João, gratuita e aberta ao público, aconteceu na Palhoça do MSM e contou com apresentação ao vivo da banda Pra Lá e Pra Cá, quadrilha, casamento matuto, pescaria e comidas típicas.

Para Ivan Nogueira, o momento de confraternização é uma oportunidade de convivência com uma rede de apoio formada pelos profissionais do Movimento Saúde Mental e do CAPS e pelos familiares dos usuários. Por isso, ele acredita que o evento é tão importante aos participantes.

O coordenador da Palhoça, que também é psicólogo, conta que os participantes estiveram envolvidos na decoração do espaço. Segundo o psicólogo, a decoração é parte de um trabalho terapêutico. “No decorrer do ano, nós temos as práticas de cuidado, mas a festa também é um momento de cuidado para eles [os usuários]”.

O MSM e o CAPS atuam em cogestão desde 2002, promovendo saúde mental de maneira complementar no território do Grande Bom Jardim. “Esse trabalho bonito que a gente vê hoje aqui no Movimento é fruto da cogestão com o CAPS”, afirma Ivan Nogueira, que credita o evento ao alinhamento entre ele e Ana Cristina.

O Centro de Atenção Psicossocial atua no atendimento psicológico e trabalha com medicação de usuários, enquanto o Movimento Saúde Mental realiza um trabalho voltado a atividades de terapia complementar.

Na Palhoça Terapêutica, ocorrem as práticas de grupos socioterapêuticos que compõem o menu terapêutico do Movimento Saúde Mental segundo a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), tecnologia de múltiplo impacto desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental.