Em agosto e setembro, as crianças e adolescentes participantes do Projeto Sim à Vida de prevenção às drogas, realizaram atividades lúdicas e culturais na atividade “Cante, dance e pinte o sete”. Nessa edição da atividade anual, foram desenvolvidas ações de saberes da permacultura e natureza com sua mística que envolve os quatro elementos: água, terra, ar e fogo.

Todo ano, o Movimento Saúde Mental Comunitária reserva a primeira semana de setembro para o “Cante, dance e pinte o sete”. A atividade contribui para o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania das crianças e adolescentes. Pinturas de muros, rodas de conversa e ações na comunidade fortalecem a saúde mental dos participantes.

Os novos conhecimentos e a ação de cidadania juntam-se ao relaxamento, a arte, a música e a dança, desenvolvidos no dia a dia do projeto. São 240 crianças em quatro localidades diferentes e outras 210, em escolas parceiras. As ações estão nos territórios do Grande Bom Jardim, Fortaleza, e Horto, Maracanaú.

A permacultura vem complementar os conhecimentos de ecofilia – amizade com a natureza – e biofilia – amor à vida numa relação harmônica com todos os seres vivos -, trabalhados com os participantes do projeto no primeiro semestre.

A Abordagem Sistêmica Comunitária tem a permacultura como um de seus caminhos. Esse caminho estimula o aproveitamento dos recursos naturais e a construção de ambientes belos, harmoniosos e sustentáveis. A economia de energia e a mudança com criatividade são princípios da permacultura.

Permacultura com a reciclagem de garrafas

Os elementos água, terra, ar e fogo são inspiradores de místicas e harmonia psíquica. Os educadores procuram relacionar esses elementos com as tradições milenares, envolvendo energia, inspiração, criatividade e harmonia. São reflexões para ampliar o universo mental e potencializar a autoestima das crianças e seus familiares.

O conteúdo e as atividades do projeto são planejados a cada dois meses envolvendo cozinheira, cuidadores, voluntários, educadores, arte-educadores, psicóloga, assistente social, advocacy e coordenação do projeto. Essa metodologia criativa faz parte da Abordagem Sistêmica Comunitária.

O projeto Sim à Vida – Prevenção às drogas e melhor acesso aos serviços sociais de saúde é realizado pelo MSMC com o co-financiamento da CBM International e da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.