Os colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) acolheram, na Palhoça, os Consteladores Unidos Restaurando o Amor (CURA). O grupo Cura realizou a socioterapia constelação familiar com profissionais do MSMC. O encontro de cuidados aconteceu no último dia 12 de dezembro.

A atividade foi conduzida por Rose e Albi Militão, os criadores do Centro Sistêmico de Psicologia (CESP). A constelação familiar, criada por Bert Hellinger, identifica causas de traumas psicológicos e ajuda as pessoas a encontrarem alívio e refazerem com equilíbrio a sua caminhada existencial.

O objetivo da atividade é proporcionar momentos de cuidados para as pessoas que colaboram com o Movimento e, diariamente, se dedicam ao cuidado de outras pessoas que procuram a instituição. Cuidar-se para cuidar melhor de quem busca cuidado.

Antes da atividade socioterapêutica, os integrantes do Cura participaram do almoço comunitário com padre Rino Bonvini e parte da equipe do MSMC.

O MSMC trabalha com esse método há mais de vinte anos, integrando-o à sua metodologia de Abordagem Sistêmica Comunitária. Agora, com a parceria do CESP, o Movimento intensifica o incentivo a todos os seus colaboradores a fazerem a formação em constelação familiar.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.