Nesta sexta, sábado e domingo, 28 a 30 de setembro, padre Rino Bonvini, psiquiatra, e Natália Martins, psicóloga, facilitam vivências em um encontro “Cuidando do Cuidador” para integrantes da organização da sociedade civil, Justiça nos Trilhos. O encontro é em São Luiz, Maranhão.

De acordo com o missionário Comboniano Simão Della Mônica, a organização Justiça nos Trilhos surgiu por iniciativa dos Missionários Combonianos, em Açailândia, há mais de dez anos. Reuniu também o Fórum Carajás, o Fórum ‘Reage São Luís’, o Sindicato dos Ferroviários do Maranhão, Tocantins e Pará, o Grupo de Estudo Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Simão destaca que, o Justiça nos Trilhos realiza ações de defesa de Direitos Humanos a pessoas atingidas pelo impacto causado pela estrada de ferro ao longo do trajeto da via. Ali são escoados minérios, principalmente ferro, das minas de Paraupebas e Caná do Carajá, no Pará, até o porto de São Luiz, no Maranhão.

A ação protetiva de direitos e mobilizadora das comunidades tem foco na “comunicação, direitos e educação popular para ajudar as comunidades a reivindicar os próprios direitos frente às violações causadas por esse grande empreendimento, principalmente pela Vale do Rio Doce”, descreve Simão.

Simão diz que o encontro Cuidando do Cuidador vem para que os envolvidos diretamente na ação “possam se fortalecem e facilitar também as relações interpessoais”, especialmente porque serão promovidas vivências voltadas para o “autoconhecimento”. Ele descreve que o estresse e cansaço acumulados precisam de momentos como esse.

Serão dois dias e meio de cuidados, envolvendo 17 profissionais e lideranças que estão à frente da ação junto às comunidades.

As vivências que serão realizadas integram a metodologia socioterapêutica do Movimento Saúde Mental Comunitária, denominada Abordagem Sistêmica Comunitária que visa o equilíbrio biopsicossocioespiritual da pessoa.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.