A primeira reunião de planejamento do II Congresso Internacional e V Congresso das Américas de Fatores Psicossociais em Saúde Mental e Trabalho, com organizações da sociedade civil, realizada em 24/02/2022, confirmou o tema geral: “Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade”.

O Movimento Saúde Mental e o Instituto Vandick Pontes realizarão atividades culturais no evento. O MSM também foi co-organizador do Congresso Brasileiro de Psiquiatria Cultural 2010, na aldeia indígena Pitaguary em Maracanaú.

Os congressos se darão nas formas presencial e on-line, de 18 a 21 de outubro de 2023, sediados na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a coordenação do professor Jackson Sampaio.

O mestre em Planejamento e Políticas Públicas, Elizeu Sousa, representa o Movimento Saúde Mental (MSM) na comissão de preparação dos congressos. O psiquiatra e presidente do MSM, Ottorino Bonvini (padre Rino), integra a Comissão Científica desses eventos internacionais.

Os dois congressos são promovidos pela Red de Investigadores sobre Factores Psicosociales em el Trabajo (RIFAPT) e pela UECE. Já contam com a participação da UVA, URCA e UERN. Os organizadores locais são: Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT), representantes da UECE e rede de apoiadores.

Das organizações da sociedade civil, além do MSM, fazem parte Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Dr. Vandick Pontes (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme, Sociedade Cearense de Pesquisa e Inovações em Saúde (Socepis) e Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO).