Nos dias 20, 21 e 22 de abril, Maria Cristina Araújo von Holstein-Rathlou, representante da União Europeia no Brasil, visita o Bom Jardim para conhecer o Projeto Sim à Vida. A ação de prevenção às drogas é desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) em parceria com a CBM International (Christoffel-Blindenmission) e co-financiada pela União Europeia.

O Projeto Sim à Vida atende diretamente 450 crianças e 1350 familiares em localidades de Fortaleza e Maracanaú. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional. Parte do atendimento às crianças é realizado em escolas, através de parceiras com o MSMC.

Familiares que têm a saúde mental fragilizada são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial e às terapias complementares oferecidas pelo MSMC. Aqueles que necessitam de medidas protetivas são encaminhados aos Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza e Maracanaú.

Na visita a representante da União Europeia pode ver como funciona o projeto na prática. Uma psicóloga e uma assistente social são dedicadas ao acolhimento dos beneficiários do Sim à Vida, além de arte-educadores e outros profissionais. O Sim à Vida já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, sendo também um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Os recursos da União Europeia e CBM asseguram o funcionamento da ação até 2018.

Utilizando a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSMC trabalha a múltipla dimensão biopsicossocioespiritual do ser humano. O projeto visa prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas vulneráveis: Bom Jardim, Marrocos, Siqueira (Fortaleza) e Horto (Maracanaú).

A ação também realiza a formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas. Ainda, são identificados e encaminhados para serviços de Saúde, pessoas com dependência química.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.