A Bodega das Artes é reativada envolvendo dezenas de artesãs, artesãos e artistas do Grande Bom Jardim. As peças produzidas passarão por controle de qualidade do próprio grupo da Bodega. Assim, os produtos alcançarão diferenciação por qualidade e estética, facilitando sua venda e podendo ser incluídos na loja itinerante da Enel Distribuição Ceará. O apoio virá a partir do Programa Luz Solidária.

A produção artística e artesanal mobiliza recursos financeiros, amplia a renda das famílias e contribui para o desenvolvimento e a fruição cultural na região. Com o apoio da Enel essa ação pode ser ampliada.

A arte, a estética, a criatividade são valorizadas e incentivadas pela Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto do Movimento Saúde Mental Comunitária. A comunidade saudável também se destaca pela sua fruição cultural.

O grupo produtivo é formado por participantes de oficinas de arte-terapia, com fortalecimento da autoestima e desenvolvimento das múltiplas inteligências: pictórica, cinestésica, musical, etc. A Bodega reúne pessoas que cuidam de sua saúde mental de forma preventiva ou terapêutica.

Em planejamento estratégico realizado em janeiro e fevereiro, o grupo decidiu produzir: pulseiras, brincos, colares, cartões e quadros com materiais orgânicos, panos de prato, vestidos e camisetas artesanais, quadro de parede decorativo com arranjos naturais, porta-chaves, vaso de planta em cabaça, suporte de vaso para parede, potes decorativos, bonecas de pano, lençóis e colchas artesanais, peso de porta, tapete de cozinha, tapetes de banheiro, almofadas, caixas de biscuit, chaveiros, ímãs de geladeira de biscuit, bolsas e chapéus de praia.

O projeto conta com a colaboração da artista plástica Jane Lacerda, na mobilização dos produtores locais. A coordenação é de Isaura Rolho, que tem ampla experiência em economia solidária, e a assessoria da turismóloga Jaciara França.

Esta ação contribui para otimizar o determinante social da saúde: emprego e renda. Envolve moradores da área de abrangência do Programa Sim à Vida – Ação de Prevenção às Drogas e melhoria dos serviços sociais de saúde, co-financiado por CBM Internacional e União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.