Na manhã de hoje, o Movimento Saúde Mental recebeu a visita de pesquisadores da Escola de Verão “Violência na cidade e ação pública – Memória, Juventude e Reestruturação Urbana”, organizado pelo Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Institut de recherche pour le développement, com pesquisadores da França e da Colômbia, entre outros.

O grupo de pesquisadores foi conduzido ao MSM por Pedrita Viana e Ozanira Aquino, da Vice-governadoria do Estado do Ceará.

Durante o encontro, o advocacy do Movimento, Elizeu Sousa e os terapeutas Vanessa Firmino e Marcos Calixto, acolheram o grupo. Na acolhida, foi explicado o que é e como funciona a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSM.

No diálogo, foi esclarecido como começou a ação do Movimento Saúde Mental no Grande Bom Jardim, desenvolvida pelo padre missionário Comboniano, Rino Bonvini, médico psiquiatra. Rino reuniu um grupo de pessoas da comunidade para a formação em terapia comunitária e outras técnicas preventivas e terapêuticas, ainda no ano de 1996. Quando foi iniciado o MSM.

Ao final da manhã, os visitantes almoçaram no Guardino Buffet do MSM. Ali, conheceram a Escola de Gastronomia Autossustentável e a Horta Comunitária.