Para celebrar e reafirmar a importância da luta pela garantia dos direitos das pessoas trans foi definido que o mês de janeiro seria inteiro dedicado à visibilidade dos transexuais. Intitulada como Janeiro Lilás, a iniciativa busca a sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, com o intuito de combater os estigmas e a violência sofridos pela população transexual e travesti.

Realizamos o Curso de Bolos Caseiros e Regionais, promovendo a inclusão e diversidade, dentro da programação do projeto “Alimentando Sonhos”, que é financiado pelo M. Dias Branco e tem como objetivo capacitar pessoas em práticas culinárias para que a partir desse conhecimento possam empreender gerando renda para suas famílias.

O projeto é realizado na Escola de Gastronomia Autossustentável – EGA, em uma cozinha equipada e nos moldes de produção industrial. As aulas são ministradas e monitoradas por estudantes de Gastronomia e bolsistas do programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) “Gastronomia Social”, coordenado pela professora Eveline Alencar.

O projeto tem seus resultados acompanhados de perto pelo time de sustentabilidade da Companhia e recebemos acompanhamento constante da Vitória Gadelha, analista de sustentabilidade; Maria Nolasco, coordenadora de sustentabilidade; Mariane Mendes, auxiliar administrativo, Gil Nunes, Analista de Cultura e Clima Organizacional e Tiago Timbó, gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade.

As capacitações no ramo alimentício podem representar o impulso necessário para que as pessoas encontrem uma nova forma para empreender ou incrementar sua renda familiar. Nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade acreditam no potencial do povo brasileiro e queremos incentivar as pessoas a sonhar, realizar e crescer. Por isso, estamos empolgados com o projeto Culinária Sustentável”, ressalta Maria Nolasco, coordenadora de Sustentabilidade da companhia M. Dias Branco.

Em 2022, foram 220 pessoas terão as vidas impactadas com o projeto “Alimentando Sonhos”. Para 2023, a meta é o dobro: 440 novos empreendedores, já que a parceria foi renovada entre o Movimento Saúde Mental e o M. Dias Branco.