Os alunos e alunas do curso de Recursos Humanos, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), encerraram a formação, nessa quarta-feira, 29 de junho. Como trabalho de conclusão, os estudantes criaram uma clínica de beleza, em formato de laboratório, com demonstração de tratamento e esclarecimentos aos clientes.

Houve até uma demonstração (mímica) de drenagem linfática, além de uma série de recomendações sobre o cuidado com os cabelos, a pele e o corpo de maneira geral. Aspectos como a inscrição na junta comercial, contratos e o funcionamento de um negócio foram muito bem esclarecidos para os alunos. Um dos aspectos interessantes foi o destaque para o cuidado com a esterilização dos equipamentos.

Conforme a professora Arisa Matias, do Senac, a turma respondeu com responsabilidade e compromisso. Ela destacou ainda que o MSMC ofereceu uma ótima logística com sala climatizada e equipamentos de projeção.

A aluna visitante, Pamela Castro, da Bolívia, destacou que o curso de Recursos Humanos potencializou, também, por meio da atividade prática dos alunos, o cuidado com o corpo, o que potencializa a harmoniza da saúde mental.

Natália Martins, coordenadora do MSMC, agradeceu à parceria com o Senac e anunciou a negociação para a realização de um curso na área da saúde. Também sugeriu que os formandos mandem seus currículos para a área de jovem aprendiz do MSMC e disse que aqueles, com mais de 24 anos, podem também mandar currículo na perspectiva de uma vaga em empresas parceiras do Movimento.

Naira Rafaele, coordenadora de cursos profissionalizantes do MSMC, que iniciou a articulação para a vinda do curso de RH, agradeceu a assiduidade dos alunos e colou-se à disposição para esclarecimentos sobre o Programa Jovem aprendiz, citando algumas empresas parceiras.

A aula-laboratório contou com a participação direta dos alunos: Vitória Eduarda, Luiza Indianara, Francisco Magajane, Nicolas Eliandro, Ana Carolina Viana, Suelane Oliveira, Cibele Souza, Samila Souza, Wellington de Oliveira, Valéria Maria, Rayane Gomes, Mayara Fernandes, Luzinete Ferreira, Larissa Oliveira, Danielle Souza, Karoline Silveira, Marcelo Arruda, Lauderise Simões, Vitória Eduarda, Maria Aurineide e Alexandre Gomes.

O Curso de Assistente de Recursos Humanos, com 160horas/aula, integra o programa Senac Gratuidade. Foi realizado na Casa AME do Movimento Saúde Mental Comunitária, no Bom Jardim. O curso aconteceu no horário de 8h às 12h, no período de 2 de maio a 29 de junho.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.