Inicialmente o projeto irá concentrar-se na formação em Terapia Comunitária. A partir de 2009, a Inserção da Terapia Comunitária e Ações Complementares na Política Nacional de Saúde irão propiciar, também, a Massoterapia e o Cuidando do Cuidador – ação voltada para o fortalecimento pessoal dos/as profissionais que atuam no serviço básico de saúde.

O Movimento Bom Jardim, um dos 14 Polos Formadores em Terapia Comunitária do país ligado à Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom), será responsável pela formação de duas turmas de terapeutas comunitários/as em 2008.

O projeto prevê a realização de parcerias entre as administrações públicas municipais e os polos formadores para viabilização das formações. Segundo o psiquiatra Adalberto Barreto, membro do grupo gestor do projeto, “a parceria se dará por adesão e o município parceiro irá custear a disponibilização dos profissionais no horário de trabalho nas atividades programadas. Barreto diz ainda que essa parceria irá garantir transporte para o local da formação e alimentação para as intervisões (novo conceito de supervisão de equipes)”.

Além disso, com o objetivo de intensificar as formações em Terapia Comunitária no Brasil e em outros países das Américas, o Movimento Bom Jardim está em contato com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão regional da Organização Mundial de Saúde.

Recentemente, no dia 02 de novembro, o Movimento recebeu a visita da Dra. Sofialeticia Morales, responsável pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e metas da saúde na área de desenvolvimento sustentável e da saúde ambiental da OPAS.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.