(Jovens missionários participam de experiência sociocultural no Sítio Wopila / Foto: Neto Pitaguary)

 

Durante os dias 13 a 21 de janeiro, um grupo de jovens entre 18 e 32 anos participou da Jornada Inaciana 2024, promovida pela MAGIS Brasil e realizada em parceria com Movimento Saúde Mental (MSM) e pela paróquia São José de Maracanaú. A experiência hospedou os missionários no Sítio Wopila, em Maracanaú, em um momento de formação, convivência e espiritualidade.

Entre os dias 17, 18 e 19, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), desenvolvida no MSM. A ASC é uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto que atua na prevenção e na transformação do sofrimento psíquico e existencial. 

Ao longo dos nove dias, os jovens exploraram temáticas como formação humana, voluntariado, inserção sociocultural, vivência socioambiental, peregrinação, inserção pastoral e exercícios espirituais. As atividades realizadas durante a imersão incluíam práticas integrativas, lúdicas e culturais, dentre elas experiências nas hortas e nas cozinhas comunitárias.

O grupo também aprendeu sobre as Práticas Integrativas Complementares (PICs), oferecidas gratuitamente à comunidade do Bom Jardim e do Maracanaú pelo Movimento Saúde Mental. Além disso, a Jornada também foi uma oportunidade para os participantes vivenciarem a cultura indígena do povo Pitaguary de Maracanaú e de Pacatuba. 

 

por Elizeu Sousa e Gabriele Félix                       

 

Informações e foto por Neto Pitaguary

 

SOBRE O MOVIMENTO SAÚDE MENTAL

O Movimento Saúde Mental (MSM) é uma organização da sociedade civil (OSC), criada em 1996, que utiliza a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) para o desenvolvimento de suas atividades. ASC é uma tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto que ajuda as pessoas a superar a Síndrome da Colonialidade Internalizada a partir do acolhimento do ser humano, da escuta e do cuidado, auxiliando a identificar as potencialidades do indivíduo, promovendo o fortalecimento da autoestima e das bases familiares e comunitárias. Envolve o ser humano como um todo, conectando-o com a comunidade, o meio ambiente e a dimensão transcendente, contribuindo para o enfrentamento das problemáticas existentes na comunidade.