Nesta sexta, 19 de abril, das 8h às 12h, o Povo Pitaguary reúnem as quatro aldeias em volta da Mangueira Sagrada, localizada na aldeia do Santo Antônio, em Maracanaú, para celebrar o “toré”. O evento místico é organizado pela Associação Mãe Terra, conforme descreve Neto Witko Pitaguary, jovem indígena que participa do projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) junto àquela etnia.

O ato em homenagem à luta pela conquista do território indígena do povo Pitaguary e seus espaços sagrados, será conduzida pelo Cacique Daniel e o pajé Barbosa.

Witko Pitaguary também destaca que ainda na tarde deste “dia do índio”, haverá um ato na Serra Pitaguary, no local de uma pedreira desativada, do lado de Pacatuba, na CE 060, km 15, próximo à via férrea. Ali, será feito uma manifestação em homenagem à conquista daquele pedaço da serra que esteve ameaçado de ser tomado por uma pedreira.

De acordo com Natália Martins, coordenadora de Articulação Indígena do MSMC, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) já asseguraram que a gleba de terra que estava ameaçada pela reativação de uma pedreira será incorporada à terra indígena do povo Pitaguary.

 

SERVIÇO

Ritual do Toré
Local: Mangueira Sagrada, Aldeia Santo Antônio Pitaguary, Maracanaú – CE
Data/ hora: Dia 19 de abril, das 8h às 12h.
Homenagem à conquista da terra
Local: Antiga pedreira, CE 060, Km15, Pacatuba.
Data: 19 de abril, a partir das 14h.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.