Uma oficina de desenhos com estilo rupestre, procurando trabalhar mitos e lendas cearenses, foi iniciada no dia 14 de setembro e prossegue neste sábado, 21.09.2013, no sítio Wopila, espaço do Movimento Saúde Mental Comunitária dom Bom Jardim (MSMC), em Maracanaú.

A oficina é ministrada pela mestra em tecelagem brasileira e autodidata em artes, Minnie Sardinha. A artista, em junho deste ano, fez curadoria de mostra dos artistas Tikiri-Icaré Mirin, Karapanã-Tapira e Pada- Kunha Miry, na Assembleia Legislativa de Manaus para a exposição de “Pintura de Mitos e Lendas do Povo Baré”. Minnie trabalha há cinco anos com os índios Baré da Comunidade Nova Esperança, situada no Rio Cuieiras, em Manaus.

Nos últimos anos, Minnie tem dedicado seu trabalho aos traços e símbolos indígenas. Os traços são um retorno/viagem a história dos povos originários do Brasil.

Participaram da oficina de desenhos, índios Pitaguary, integrantes do Projeto Juventude Indígena Realizando Sonhos, além de colaboradores e amigos do MSMC. A intenção deles é replicar o aprendizado desenvolvido com a orientação de Minnie.

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.