Dia de lazer, descontração, partilha. Dia de cuidados. O encontro denominado “Cuidando do Cuidador” é voltado para os profissionais da Abordagem Sistêmica Comunitária. No dia 19 de dezembro, a vivência, iniciada com uma mística facilitada pelo padre Rino, reuniu 44 colaboradores do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no Ytacaranha, município de Aquiraz.

Esse momento coletivo integra as ações de fortalecimento institucional planejadas no Projeto Sim à Vida, realizado pelo MSMC e co-financiado pela CBM International e União Europeia. O encontro fortalece o autoconhecimento e o vínculo comunitário, além de contribuir para aliviar o estresse acumulado.

Ali, as pessoas que passam o ano inteiro cuidando de várias outras pessoas em processos preventivos, terapêuticos e profissionalizantes, param para cuidar de si, fortalecer os laços de amizade e festejar a vida.

Desde o ano 2000, dia de cuidados como esse foram incorporados à dinâmica da socioterapia de múltiplo impacto do MSMC. O “Cuidando do Cuidador” envolve profissionais contratados e voluntários. O encontro é realizado, pelo menos, duas vezes ao ano.

A Abordagem Sistêmica Comunitária vê o cuidador como parte da solução, mas, também, como parte da realidade geradora do problema. Assim, ao cuidar de outro se gera a oportunidade para aprender a se cuidar. E esse encontro é um momento privilegiado para cuidar de si.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.