O presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), padre Rino Bonvini, destacou para o programa Câmera 12, da TV Jangadeiro, o impacto positivo das ações de Abordagem Sistêmica Comunitária nesses 17 anos de atuação do Movimento Bom Jardim, em Fortaleza e Maracanaú. A reportagem tem foco o aniversário de Fortaleza.

O Movimento tem quase duas décadas de atuação na comunidade do Grande Bom Jardim e há sete anos trabalha com a etnia Pitaguary, em Maracanaú e Pacatuba. O trabalho tem como base o acolhimento, a escuta e acompanhamento com terapias e trabalhos culturais, profissionalizantes e educativos. São mais de 3 mil atendimentos a cada mês.

“O importante é acolher e potencializar a múltipla dimensão biopsicossocioespiritual de cada pessoa”, enfatiza padre Rino. Ele diz que, com isso, a metodologia aplicada pela instituição leva a pessoa a aumentar sua autoestima e desenvolver seus próprios potenciais.

Na reportagem do programa Câmera 12, com previsão de ir ao ar no dia 11 de abril, às 20h45min, com reprise no dia 13 ao meio dia, padre Rino descreve os motivos que motivaram a criação do Movimento Bom Jardim, sua paixão por Fortaleza, e o impacto do trabalho socioterapêutico que já integra a política pública de Saúde de Fortaleza.

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.