No mês de setembro, Natália Martins (CRP 11/10112) e Ivan Nogueira (CRP 11/15086), psicólogos e coordenadores do Movimento Saúde Mental (MSM) foram eleitos conselheiros suplentes do Conselho Regional de Psicologia 11° Região (CRP-CE). 

A nova gestão, que envolve 26 profissionais da psicologia, tem como princípio a defesa da democracia, diversidade e inclusão, além do exercício ético da psicologia.

O conselheiro Ivan Nogueira, que é coordenador da Casa AME – Arte, Música e Espetáculo do MSM, explica que a eleição da chapa contribui para a defesa da psicologia social, comunitária e de povos originários, nas quais o Movimento Saúde Mental é referência. 

Ivan diz: “é muito importante até para a construção até de novas resoluções e de um novo olhar. Não aquele olhar de imposição, a gente precisa dialogar para construir e fortalecer cada vez mais o nosso papel na sociedade”.

A conselheira Natália Marins é indígena, CEO do Giardino Buffet, coordenadora de sustentabilidade no MSM.

Ela reforça que a diversidade e a inclusão estão dentro da própria gestão. “O Ivan que estava inscrito e defendendo a causa LGBTQIA+, eu com a questão dos povos indígenas, temos pessoas do Movimento Sem Terra (MST), do movimento negro, da deficiência física, audiiva, visual”, conta.

Natália explica ainda que o impacto de ter uma gestão diversa envolve a representatividade de minorias sociais.

Ela finaliza: “Muitos indígenas psicólogos vão se inspirar na história que eu vou fazer lá porque sabem que eu sou uma deles, assim como as pessoas LGBTQIA+ com o Ivan e o Theófilo, nosso vice-presidente”.

Redação: Rayssa da Costa.