Na sexta-feira, 7 de abril, foi encerrado o encontro de intercâmbio entre estudantes estrangeiros e integrantes de organizações do Bom Jardim, em Fortaleza. Ao dialogar com o padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária, Bill Calhoun avaliou como muito positiva a experiência.

Os estudantes dos Estados Unidos e Canadá Akshay Soni, Alondra Navarro, Lawson Gillespie, Drake Sanders e Silvia Castillo foram acompanhados por Bill Calhoun, Oélito Brandão, e Jéssica Varela representantes da School for International Training (SIT).

Entre os momentos de atividade nas comunidades do Bom Jardim, houve encontro de apresentação de projetos sociais na Palhoça do MSMC, no dia 5 de abril. O grupo de estudantes estrangeiros foi acolhido pelos tambores dos meninos e meninas do núcleo Bom Jardim do projeto de prevenção às drogas, Sim à Vida. À tarde, a comitiva visitou o núcleo desse projeto na comunidade do Marrocos.

Os estudantes também participaram de uma roda de terapia comunitária na Palhoça do MSMC e visitaram a Associação Espírita de Umbanda São Miguel, na Granja Lisboa.

Houve encontro no CDVHS, com o professor Henrique Cunha, da Universidade Federal do Ceará, que proferiu palestra sobre Escravismo: Crime histórico, dívidas estruturais atuais. Na Casa AME do Movimento, a professora Zelma Madeira, da Universidade Estadual do Ceará, proferiu palestra sobre a violência contra a mulher e a colonialidade.

No Centro Cultural do Bom Jardim foi realizada outra palestra da professora Zelma sobre o racismo: um legado da escravidão. Ali, houve também um seminário sobre colonialidade e descolonização, durante quatro manhãs com o professor Eduardo Oliveira, da Universidade Federal da Bahia.

A semana de atividades foi articulada pela World Learning do Brasil Intercambio Educacional Ltda que representa a SIT – School for International Training – no Brasil.

No Grande Bom Jardim, as ações foram articuladas pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.