Nos dias 19 e 20 de agosto, o Movimento Saúde Mental (MSM) promoveu reencontros com pessoas que iniciaram a formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Na Palhoça Terapêutica, 60 terapeutas foram acolhidos e incentivados a dar continuidade ao serviço terapêutico após o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Com música, abraços, dinâmicas grupais e olhares atenciosos — para si e para o outro —, os reencontros estimularam a troca de saberes e atualização das práticas. Para isso, a terapeuta do MSM, Ana Paula Fernandes, conduziu o acolhimento com o auxílio dos terapeutas Eliahne Brasileiro, Aurilene Xavier e Ygor Premal.

Também participou da ação o padre Rino Bonvini, missionário comboniano e presidente do MSM. Em sua fala, na sexta-feira (19/08), Rino relembrou aos terapeutas que a “Terapia Comunitária é preciosa” e que, por isso, quem recebe a formação não se deve “deixar a prata da casa no armário”. 

Ou seja, no momento em que se torna terapeuta comunitário é assumido um compromisso social de “servir para vir a ser o melhor que podemos ser”, complementa.

Dessa forma, terapeutas de diversas turmas — incluindo participantes da primeira formação, que foi realizada em 1997 — fortaleceram novos caminhos para a TCI. 

 

Sobre a Terapia Comunitária Integrativa no Movimento Saúde Mental

A Terapia Comunitária Integrativa realizada pelo Movimento Saúde Mental faz parte das Práticas Integrativas de Cuidado (PICs). Além disso, a TCI também faz parte da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), que é a metodologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSM desde 1996.

Assim, a partir dos saberes populares, indígenas e acadêmicos, é estimulado o autoconhecimento e a corresponsabilidade dos participantes com a comunidade e com a natureza. Dessa forma, a ASC contribui para a capacitação de agentes de transformação social através do acolhimento, escuta e cuidado.

A terapeuta Ana Paula Fernandes acrescenta ainda que a TCI “tem uma metodologia criada pelo Dr. Adalberto Barreto, médico, psiquiatra e antropólogo nos anos 80 e o Polo berço da Terapia Comunitária Integrativa é o MISMEC 4 Varas, que fica no bairro Pirambu”.

reencontro de terapeutas comunitários no movimento saude mental

Redação e Fotos: Rayssa da Costa