Uma parceria entre o Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), a Sodexo e a BSQ Inova, vai lançar essa semana o projeto LabInec. Um espaço colaborativo voltado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos provenientes de escolas públicas, que poderão se reunir para realizar projetos de inovação a partir do laboratório de robótica e jogos digitais.

No LabInec, 120 crianças participarão de uma formação de quatro meses em Iniciação à Robótica e Jogos Digitais. O laboratório de robótica, que é baseado na cultura maker, incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

O objetivo do LabInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolverá pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Importante destacar, ainda, que as crianças terão acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Como resultado, espera-se que, ao final da experiência no laboratório de robótica, as crianças estejam focadas na solução de problemas e com habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro.

O LabINEC acolhe crianças advindas do Projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas. O Sim à Vida é realizado pelo MSMC com co-financiamento da CBM e União Europeia e tem parceria com as escolas Francisca de Abreu Lima, Sebastião de Abreu, Instituto Padre Josimo, em Fortaleza; e Escola Norberto Alves Batalha, em Maracanaú.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada em 1993, que este ano completa 25 anos, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver projetos socioambientais nos eixos Educação e Cultura e Desenvolvimento Comunitário. O Inec já atua no Bom Jardim desde 1998 por meio do Programa Crediamigo e, desde 2015, por meio do Projeto Espaços de Leitura.

Sobre o MSMC

O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) é uma organização da sociedade civil que tem como missão acolher o ser humano, promovendo a saúde mental, a evolução pessoal e comunitária, respeitando as dimensões biopsicossocioespirituais para a promoção da vida. Desenvolve este trabalho há 22 anos, com ações socioterapêuticas e de inclusão social e cultural em Fortaleza e Maracanaú. O MSMC destaca-se pelo desenvolvimento da tecnologia social denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, que está sendo aplicada na Bolívia e difundida no Peru e Paraguai.

Sobre a BSQ Inova

A BSQ Inova é uma empresa que tem como missão transformar vidas e negócios através da inovação. Trouxe para o Ceará diversas iniciativas inovadoras, como o Centro de Tecnologias Educacionais para Pessoas com Deficiência, da Dell Computadores, em 2011; e o laboratório de inovação Destac, com a Quanta Computer, onde foi criada a primeira plataforma de EaD do Brasil para qualificação de cegos em Administração. A BSQ participou, ainda, da criação da Cooperativa Pirambu Digital e foi responsável pela implantação de diversos programas de qualificação profissional à distância na área de TI para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

SERVIÇO

Inauguração do LabInec Bom Jardim
Data: 15 de outubro de 2018
Horário: 9 horas
Local: Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Parque Santo Amaro).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.