Na quarta-feira, 02.10.2013, uma nova turma do Clube da Oportunidade teve início no Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). O grupo reuniu 40 jovens com idades entre 16 e 22 anos, para um curso de Marketing Pessoal de 40h/aula. A vivência socioeducativa e profissionalizante fornece dicas essenciais para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

O Clube da Oportunidade surgiu em 2006, envolvendo pessoas das comunidades do Grande Bom Jardim. A iniciativa contou com participação da empresa de consultoria, Ética Gestão e Desenvolvimento.

O projeto acolhe jovens de baixa renda, em especial aqueles que procuram uma oportunidade para fazer cursos em períodos em que estão sem emprego e com tempo livre. “O ponto de partida do projeto é a certeza de que é preciso apoiar esses jovens, que têm a sua volta uma realidade de violência e de práticas ilícitas”, lembra Sirliane Teófilo, coordenadora pedagógica do projeto.

No Clube são realizados encontros semanais em que são oferecidos cursos de curta duração, inteiramente gratuitos, com certificado de conclusão. Ali ainda são discutidos temas como cidadania, cuidados com a saúde, responsabilidade socioambiental e problemas da comunidade, trazidos pelos participantes para os debates.

A empregabilidade é um dos temas trabalhados, através da orientação para entrevistas de emprego e da troca de informações sobre cursos gratuitos e oportunidades de trabalho, entre os próprios participantes.

Os encontros acontecem na Casa de Aprendizagem Ezequiel Ramin, Rua Fernando Augusto, 609, Santo Amaro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.