O Movimento Saúde Mental (MSM) participou da 47º edição do programa Bem Fazer, da TV da Casa de Vovó Dedé (TVDD). Nesta edição, a psicóloga Vanessa Firmino e a monja Coen, budista, informaram sobre questões relacionadas ao bem estar. Assista aqui ao vídeo.

A psicóloga do MSM exemplificou as características e os sintomas da ansiedade, além da diferença entre ansiedade como um sentimento e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Já a monja Coen discursou sobre o sentimento de vazio e o autoconhecimento como ferramenta de entender a si e ao outro. 

Ela destaca que, nesse processo, é preciso “não querer convencer o outro da sua verdade ou do seu caminho” mas reconhecer que “há várias tradições espirituais, várias formas de arte, várias maneiras de estar no mundo”.

Nesse mesmo sentido, o MSM trabalha a saúde mental considerando as diversas ferramentas, como a arte e a natureza, visando a construção de novos caminhos.

Esse valor vai ao encontro da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), metodologia socioterapêutica de múltiplo impacto que nasceu junto ao MSM, em 1996. 

De forma prática, os conhecimentos acadêmicos, indígenas e de senso comum se unem para cuidar de pessoas. 

No Menu Terapêutico do MSM, é possível conhecer as práticas de cuidados oferecidos pela instituição, como a escuta psicológica, o relaxamento, o escalda-pés, a massoterapia e a arteterapia. 

Redação: Rayssa da Cosa. Fotos: Yago Medina