O Cuidando do Cuidador teve início no dia 19.12, com momento de relaxamento e mergulho interior e aconteceu no sítio de formação do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), em Maracanaú. Ali, cada pessoa resgatou as atividades realizadas neste ano que se encerra e escreveu ou “pintou” uma carta imaginando como será o ano de 2012 em sua vida.

Foram dois dias de encontro com práticas e vivências de cuidado e autoconhecimento para aliviar o estresse e o peso da caminhada, como costuma esclarecer o padre Rino Bonvini, presidente da instituição. Ali, as pessoas que passam o ano inteiro cuidando de milhares de outras pessoas do Grande Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, param para cuidar de si próprios de forma grupal.

Com início no dia 19.12, o encontro terminou na noite do dia 20.12 com uma celebração litúrgica ecumênica. Nos dois dias as pessoas compartilham expectativas, sofrimentos e alegrias, além de planejar os próximos passos consigo mesmas, com suas famílias e com a comunidade, revelando que a abordagem sistêmica se faz presente no dia a dia de cada um e de cada uma.

Desde o ano 2000, esses encontros chamados de “Cuidando do Cuidador” são realizados com todos os colaboradores do MSMC. O ideal é que a cada três meses haja essa parada para cada pessoa do Movimento ser também atendida em processo coletivo. Às vezes este intervalo é um pouco maior face à intensidade dos trabalhos.

Padre Rino destaca que “a Abordagem Sistêmica Comunitária vê o cuidador como parte da solução, mas também como parte do problema. Portanto, cuidar de alguém é uma oportunidade para aprender a se cuidar. Assim, as pessoas percebem a necessidade dessas práticas para manter uma boa qualidade de vida e o equilíbrio necessário para cuidar do outro”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.