O arraiá junino na Palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) reuniu usuários do Centro de Atenção Psicossocial Caps Comunitário do Bom Jardim e moradores da Residência Terapêutica da Regional V de Fortaleza. O Arraiá do Caps Comunitário também contou com a participação das socioterapias do MSMC e crianças e adolescentes do Projeto de prevenção às drogas, Sim à Vida.

Com cerca de 200 participantes, a festa junina faz a integração cultural. A convivência entre os diferentes promove crescimento e sentimento de pertença a uma mesma comunidade. O acolhimento, a escuta e a manifestação das potencialidades de pessoas em tratamento, de familiares, crianças, adolescentes e jovens, junto a seus cuidadores, educadores e arte-educadores facilita a eclosão autopoiética da vida.

Entre as manifestações culturais aconteceu a quadrilha junina, com o casamento matuto envolvendo usuários dos serviços de promoção da saúde mental na Regional V de Fortaleza. Também foi eleita a rainha do milho. Além disso, houve a partilha de comidas típicas de festejos de São João.

Os meninos e meninas do Projeto Sim à Vida do Bom Jardim também apresentaram sua quadrilha junina. O arteeducador e músico Tony Sousa, garantiu o forró na sanfona, acompanhado por Farias, usuário da Residência Terapêutica, tocando pandeiro.

A ação integra a parceria do Movimento Saúde Mental Comunitária e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Amanhã, quinta-feira, 28 de junho, às 14h, acontece mais um ‘arraiá’. Será a festa junina das crianças e adolescentes do Sim à Vida, também na Palhoça.

Assim se dá a Abordagem Sistêmica Comunitária: ela produz vivências estimuladoras do equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa que participa.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.