A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo), equipamento do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) está realizando curso de pintura em tecido. Trata-se da técnica porcelanizada, básica e avançada. A oficina é facilitada pela artista plástica, Jane Lacerda.

As oficinas são realizadas às quartas-feiras, das 14h às 17h, e são voltadas para pessoas da comunidade e usuários do CAPS Comunitário do Bom Jardim, com idade a partir dos 14 anos. São desenvolvidas práticas de pintura em tecido com pincel, composição de desenhos, utilização da luz, volume, sombras, teoria das cores, entre outras, conforme descreve Jane.

Enquanto os oficineiros pintam tapetes, bolsas, camisetas, panos de copa, almofadas e outros, são abordados assuntos importantes de sua comunidade e do meio ambiente em geral. O plano de fundo do curso de pintura é fazer com que os participantes troquem ideias e busquem a conscientização do papel de cada um na comunidade.

Este mês o tema das pinturas é escassez do recurso hídrico. O objetivo geral da oficina é desenvolver a criatividade e habilidades, proporcionando oportunidades para que os participantes descubram seus talentos e valores.

É estimulada a capacidade individual de ser criativo, de construir e reconstruir, transformando a sua realidade, melhorando a sua autoestima. Isso contribui para a inclusão social e a conscientização e, ainda, possibilita uma melhora de renda para a pessoa e seus familiares.

A oficina, em dezembro foi possibilitada pela parceria com o Centro Cultural do Bom Jardim que remunerou a facilitadora. Em janeiro, funciona através de recurso doado pelo senhor Demócrito Dummar, sócio honorário do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC).

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.