A Casa AME – Arte, Música e Espetáculo – do Movimento Saúde Mental (MSM), foi espaço de formação de novos auxiliares administrativos no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. 

A capacitação, financiada pela companhia de alimentos M. Dias Branco, foi realizada pelo Emprega Mais, um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).

Com aulas de segunda a sexta, a formação totalizou 240 horas de aprendizagem, incluindo atividades de autoconhecimento e equilíbrio biopsicossocioespiritual.

Agora, os jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica contemplados pelo curso terão no currículo a formação reconhecida em todo o território nacional pelo Senai.

Sobre a formatura, Rafael Oliveira (ao centro da imagem acima) analista de educação no Senai, conta: “A partir dessa capacitação, eles vão poder procurar empresas e ter a oportunidade de trabalho de forma muito mais facilitada”. 

Gilmarcos Nunes (à direita da imagem abaixo), analista de cultura e clima organizacional da M. Dias Branco, também esteve presente na formatura e ressalta a felicidade em ver resultados dos programas sociais apoiados pela companhia.

Ele diz: “Ver a formação enche nosso coração de alegria porque casa muito com os nossos valores e o nosso propósito de ver sonhos se realizando, ganhando forma. Investir na educação e no desenvolvimento de pessoas é um dos nossos pilares, é um dos nossos compromissos sociais”.

Para além da capacitação em auxiliar administrativo, os alunos também participaram de práticas de cuidado, como a aromaterapia ofertada pelo psicólogo do MSM, Marcos Calixto (à esquerda da imagem acima). 

Ele conta: “O Movimento é isso: aquilo que a gente dá, a gente recebe. Então receber deles a gratidão, um ‘muito obrigado’, através de um cuidado, de um olhar…Saber que já já vão estar no mercado de trabalho e que já já eles podem ser nossos colegas, ser profissionais incríveis, a gente fica muito feliz”.

“E os olhos lacrimejam, mas de alegria. A voz embarga e a gente fica: Uau, é isso mesmo! O trabalho foi realizado com muito carinho e a gente só agradece”, complementa Marcos.

A gratidão dos alunos é sintetizada no depoimento de Vitória Lindaiane Costa dos Santos, formanda do curso de auxiliar administrativo na Casa AME. 

“Me acrescentou demais, porque eu estava meio perdida. Com o curso, alinhou algumas coisas. E como eu quero montar meu próprio negócio, eu já vou ter uma base. Eu estou saindo daqui muito feliz, eu aprendi muita coisa e vou levar pra minha vida pessoas que eu conheci aqui”, finaliza Vitória.

Redação: Rayssa da Costa