Camila Vallegioli e Alberina Uchôa participam da oficina de História em Quadrinhos


Por Elizeu Sousa

Elinaudo Barbosa é um quadrinista do Bom Jardim, dos bons! Na manhã de hoje (17/08/23), ele ministrou uma oficina de História em Quadrinhos (HQ) para pessoas da comunidade e usuários da Residência Terapêutica do Bom Jardim, na Casa AME do Movimento Saúde Mental (MSM).

O quadrinista reuniu os participantes da oficina e desenhou sob a orientação deles uma nova personagem: a Lady Fofura que faz comunicação telepática com animais e humanos, entre outros superpoderes. O desenho foi inspirado na participante Samya Souza, que disse ter ficado muito feliz por ter sido a modelo.

Na abertura da oficina, o desenhista exibiu trechos de filmes de super-heróis brasileiros de décadas passadas, entre eles o Judoka, de 1973. Elinaudo relacionou as Histórias em Quadrinhos com a produção cinematográfica envolvendo atores e vice-versa.

Após criar uma atmosfera de expectativa, Elinaudo apresentou uma série de super-heroínas criadas por ele. Isso mesmo: mulheres protagonistas! O quadrinista que começou a desenhar aos 7 anos de idade, passados 40 anos, está criando personagens brasileiras em HQ evidenciando a força da mulher! Trata-se do Universo EB.

Os quadrinistas “tendem a criar personagens masculinos, talvez como uma forma de se projetar neles” descreve Elinaudo. E explica: “Resolvi priorizar heroínas mulheres, até pra alcançar o público feminino que não costuma ser tão bem representado nesse meio. E não só heroínas brancas, mas também negras, como é o caso da Estrela Azul e da Dama de Aço”.

A Dama de Aço, teria “crescido no Bom Jardim e estudado na mesma escola que eu, a Júlia Alves Pessoa”, destaca. “Já a Brasiliana descende por parte de mãe dos povos guaranis do sul do Brasil. O Brasil é assim, multiétnico, cheio de mulheres guerreiras que merecem ser representadas como protagonistas poderosas”, reforça o autor.

A Casa de Arte, Música e Espetáculo (AME) é coordenada por Ana Paula Fernandes. Entre outras atividades, a casa proporciona o desenvolvimento das múltiplas inteligências, uma das referências teóricas da Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia de múltiplo impacto do MSM.