Na tarde de ontem (01.08.2013), universitários participantes do Projeto Ver-SUS fizeram o plantio de mudas na horta comunitária do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). Os estudantes sinalizaram as ervas plantadas com a identificação em plaquetas nos canteiros, além disso, também afixaram uma placa com os dizeres: “horta comunitária versus”.

O grupo foi acolhido por Érika Dayana, que coordenou uma dinâmica de valorização da autoestima, na Palhoça. Érika, que é arte-educadora do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) Comunitário descreveu, por exemplo, as ações do MSMC e a cogestão com a Secretaria de Saúde de Fortaleza.

Além de colaborar com a horta comunitária, Bárbara Tamires, Paulo Ricardo, Lucimara Soares e Tila Carolina, estudantes de Enfermagem; Laís Brasileira, estudante de Biologia, e Juliana Araújo, estudante de Serviço Social e facilitadora do grupo, presentearam o MSMC com uma música conclamando a comunidade para cuidar da horta.

Esta foi a segunda vinda de um grupo do Ver-SUS ao MSMC. A primeira ocorreu em janeiro do ano passado. O Ver-SUS é desenvolvido no Ceará com a participação de universitários de diversas áreas vinculadas à prevenção e ao cuidado com a saúde. O projeto realiza visitas para conhecer a realidade de movimentos populares e sociais. A ação se realiza com várias equipes distribuídas pelo interior do Ceará e Região Metropolitana de Fortaleza.

Música

Equipe ver-sus fortaleza 2013

Refrão

O Movimento Bom Jardim
Precisa e conta com você
Venha logo aqui na horta
Regue e plante pra valer (bis)

A horta da comunidade cuide dela, por favor
Pode vir o filho, mãe, pai e avô
E com a Ana Paula e Josefa você pode contar
Para todos juntos podermos trabalhar

Refrão.

Tem cebolinha, capim santo, tomate e maracujá
Todos pra sua nutrição, saúde e bem estar

Refrão.

A natureza precisa de cuidados
Água, sol, terra fértil para todos cultivar
E muito amor junto com dedicação
Vamos todos construir um bom jardim com coração

Refrão.

O ver-sus tá aqui para lhe orientar
Sobre direitos e deveres
Para juntos batalhar
O ver-sus ta aqui para lhe orientar
Sobre direitos e deveres
Para juntos batalhar

O que é o VER-SUS Brasil

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes de todo o Brasil vivências e esclarecer sobre o Sistema único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a Rede Unida, lançou, no último dia 09 de novembro, durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, o novo VER-SUS Brasil.

O programa pretende levar, posteriormente, em 2012, cinco mil estudantes de diferentes áreas de graduação (não somente a de saúde) de todo o país para participar do cotidiano do SUS em diversos municípios do Brasil e aprender sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde.

Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende, portanto, garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão.

“É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Acima de tudo vai provocar mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, vai impulsionar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia-a-dia dos serviços e também estimule novas formas de pensar nas universidades”, disse o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Educação, Hêider Aurélio Pinto.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.