As hortas do Bom Jardim, em Fortaleza, e Wopila, em Maracanaú, nos espaços do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), estão verdes e exuberantes com a produção de ervas, legumes e verduras. Trata-se de produção orgânica orientada pelo princípio da agricultura sintrópica que resgata o fluxo da natureza a partir do Projeto Ecofilia.

A vitalidade das hortas resulta dos primeiros mutirões realizados em novembro e dezembro de 2016. As atividades deram início ao projeto ‘Ecofilia: desenvolvendo a amizade com a natureza’, realizado pelo MSMC com apoio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC). As hortas integram uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nas hortas são cultivadas ervas voltadas para as farmácias vivas: cidreira, manjericão e capim santo. Foi desenvolvido o plantio consorciado de milho, jerimum, feijão, abobrinha, tomate cereja, alface, rúcula, macaxeira e banana. Também são cultivados coentro, cebola, alface para a alimentação de integrantes das ações socioterapêuticas e preventivas do MSMC.

Desenvolver uma ação de Ecofilia – relação de Amizade com a natureza – “é trazer às comunidades do Bom Jardim outro olhar para um cuidado com a Mãe Terra. É algo mais amplo, não apenas um cuidado de rotina e sim uma relação de amizade, de parentesco com a natureza, com os animais e todos os seres”, descreve Natália Martins, coordenadora do MSMC.

O projeto Ecofilia, coordenado por José Santana, contribui para o desenvolvimento de habilidades no trabalho com grupos. Envolve as crianças e adolescentes do projeto de prevenção à dependência química, Sim à Vida, e demais usuários do MSMC, incluindo seus familiares e comunidade.

A proposta principal da ação é revitalizar espaços dedicados ao cultivo de ervas medicinais e hortaliças e implementar quatro hortos medicinais. Ali, são implantados cultivo orgânico, utilizando a permacultura e agricultura sintrópica.

Elixir a partir de cidreira cultivada na horta comunitária

Um dos cultivos é a Lippia alba, um tipo de cidreira selecionada para a produção de um elixir fitoterápico. Esse cultivo está inserido no projeto de extensão da UFC dedicado a farmácias vivas, desenvolvido em parceria com o MSMC. O elixir é produzido no Núcleo de Fitoterápicos (Nufito) da Secretaria de Saúde do Ceará.

O elixir de cidreira é um calmante com funções sedativa e ansiolítica. Contribui para o controle de ansiedade e visa a redução do uso de fármacos que geram efeitos colaterais nos usuários. O elixir é distribuído gratuitamente nos CAPS.

A ação conjunta envolve as comunidades do Bom Jardim, Siqueira, Marrocos (Fortaleza) e Horto (Maracanaú), mobilizadas pelo MSMC em ações comunitárias.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.