Organizado pela Comissão Europeia, o evento “Saúde mental e resiliência climática: Preparação e resposta a fenômenos extremos” na América Latina e Caribe” reunirá decisores políticos e doadores internacionais para discutir estratégias de saúde que auxiliem no enfrentamento à urgência climática que assola o mundo. O intercâmbio técnico acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 12h às 13h30, horário do Brasil. 

 

Durante a palestra, o Padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental, apresentará a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) como ferramenta socioterapêutica capaz de propor estratégias para a construção de resiliência psicossocial em comunidades afetadas pelas mudanças climáticas. A ASC é uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto organizada sob três princípios: autopoiese comunitária; trofolaxe humana e sintropia.

 

A conferência será virtual e conta com a participação da Alemanha, Holanda, Grupo de Referência IASC em SMAPS e MHPSS.net. A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma plataforma de discussão,desenvolvimento estratégico e intercâmbio de boas práticas entre ONGs interessadas, doadores, autoridades nacionais e outras partes interessadas.

 

Sobre o tema da Conferência: “A América Latina e o Caribe são a segunda região mais propensa a catástrofes no mundo. A necessidade de pensar e propor estratégias para além de respostas imediatas à crise, que se integrem em planos de desenvolvimento e construção da paz a longo prazo é o principal objetivo do Webinar. À medida que a jornada para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) continua na região da América Latina e Caribe (ALC), o papel imperativo da Saúde Mental e do Apoio Psicossocial (SMAPS), tanto para indivíduos como para comunidades que vivem em contextos frágeis, ganha cada vez mais reconhecimento, ao longo de todo o nexo humanitário-desenvolvimento-paz”. Leia mais clicando aqui.

 

Serviço

 

Organização: The European Commission, the Ministry of Foreign Affairs of the Netherlands, the German Federal Ministry for Economic Cooperation and Development, IASC Reference Group MHPSS and MHPSS.net

Data: 20 de fevereiro de 2024.

Hora: 12h às 13h30 (Brasil – Fortaleza).

Inscrições: Para se inscrever no evento, clique aqui.

Idioma: O evento terá tradução simultânea em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Mais informações: Acesse a  nota e o convite