O padre Dário Bossi, provincial comboniano do Brasil, e o padre Tesfaye Tadesse Gebresilasie, superior geral dos Missionários Combonianos, conheceram espaços de serviços terapêuticos e de inclusão social do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), em Fortaleza e Maracanaú. A visita aconteceu no último dia 7 de julho.

Os dois combonianos conheceram a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) voltada para a formação de cozinheiros e profissionais da gastronomia. A EGA é o mais recente projeto do MSMC. Ali, neste mês de agosto, estão sendo formadas turmas de confeiteiros e boleiros. Ao final do curso, eles produzem bolos para serem vendidos e dar retorno de sustentabilidade para o Movimento.

A sustentabilidade da Escola envolve a captação de energia solar, implantada no sítio Wopila, em Maracanaú. A produção de energia a partir dos painéis fotovoltaicos é permutada com a concessionária de energia elétrica, e ajuda a reduzir os gastos do MSMC.

A Escola também está integrada às hortas e aos criatórios de peixes e galinhas caipiras. A cozinha da EGA e seu auditório foram construídos e instalados com recursos advindos de doações de produtos apreendidos pela Receita Federal.

Os líderes combonianos também visitaram a Casa AME Dom Franco. Ali, no auditório anexo, que também funciona como restaurante da Escola de Gastronomia Autossustentável do MSMC, eles almoçaram com a equipe de colaboradores do movimento e uma delegação da CBM International, parceira do MSMC na ação de prevenção às drogas, também em visita ao Bom Jardim.

Entre os espaços visitados pelos padres estão a palhoça circular e o sistema de acolhimento para pessoas em situação de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. Ali, acontecem a terapia comunitária e os grupos de autoestima. E, anexado, está o Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim. Na comunidade do Marrocos localiza-se o espaço Daniel Comboni, um dos quatro núcleos da ação de prevenção às drogas. Aquele espaço também é utilizado pela comunidade local para reuniões.

Durante a visita, antes do almoço, foi celebrada uma missa na capela do Movimento, na sede da instituição, presidida pelo provincial comboniano.
Na liturgia, o padre Dário enalteceu o conjunto de ações do MSMC, que realiza prevenção às drogas, terapias, formações e ações de inclusão social por meio da profissionalização e do encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho.

Ao conhecer o Sítio Wopila, os combonianos encontraram com Neto Pitaguary, jovem indígena de Maracanaú. O padre Tesfaye, cujo nome significa “esperança”, compartilhou o cocar Pitaguary numa alusão ao seu compromisso com os povos originários do Brasil.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.