Como parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial, o grupo “Pirei na Cenna” com a participação de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim, realizou na última quarta-feira (22/05/2013) uma encenação do Teatro do Oprimido sobre os problemas enfrentados pelo equipamento. Entre as denúncias, a falta de médicos e de medicamentos, dentre outras fragilidades.

Durante a peça teatral, os participantes do teatro do oprimido realizaram um cortejo no quarteirão e pararam diante da Casa AME do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Lá o grupo se apresentou para as pessoas que passavam na rua.

Desde o mês de fevereiro, os atores cariocas Alessandro Conceição, Eloane Gentil e Monique Rodrigues, realizam oficinas e apresentações do “teatro do oprimido”, em parceria com o MSMC. As oficinas envolvem pessoas da comunidade e usuários do Caps do Bom Jardim. As atividade são desenvolvidas na Palhoça, na Casa AME e em espaços públicos.

A última apresentação do grupo está prevista para o dia 11 de julho em local a ser definido.

Sobre o grupo Pirei na Cenna

Os profissionais cariocas realizam uma residência artística em interações estéticas da Fundação Nacional de Artes (Funarte), direcionada a Pontos de Cultura.

Os jovens animadores de teatro vêm de Niterói, Rio de Janeiro, e vão passar cerca de seis meses em Fortaleza, através do projeto da Funarte, “Teatro oprimido Movimenta Saúde Mental”. A cada mês, eles dedicarão uma semana para oficina e laboratório junto a pessoas da Casa Ame e da comunidade do Bom Jardim.

Eles optaram por vir ao Bom Jardim a partir de pesquisa realizada na internet. Alessandro diz que ao perceberem que o ponto de cultura do Movimento era vinculado a um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fizeram contato, obtendo a confirmação de uma parceria com a coordenação do Movimento. A partir daí solicitaram a vinda para Fortaleza. O trabalho deles é desenvolvido através da linha dramatúrgica denominada, “teatro do oprimido”.

Os artistas também fazem parte do grupo de teatro voltado para a saúde mental, chamado “Pirei na Cenna”, do Rio de Janeiro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.