MENU TERAPÊUTICO

 

SEGUNDA-FEIRA

Laboratório Criativo: Prática que estimula as capacidades intuitivas, expressivas e criativas, por meio do contato com argila, tintas, tecidos, poesia, música, auxiliando o (a) participante a traduzir suas dores e transformar sua potência vital.

  • Público alvo: Pessoas com quadro ou processo de depressão, ansiedade, alteração de humor, síndrome do pânico.
    Horário: 14h30min às 15h40min / Local: Palhoça / Facilitadora: Isabel Viana.

 

Que casa é essa?: Pensando a casa como um elemento integrador de pensamentos e sensações, a proposta converte a Residência Terapêutica em um território sensível canalizando e auxiliando na organização de memórias, sonhos e inquietudes psíquicas de seus moradores. Desenvolvemos ações estéticas tais como projeções, criação de pequenas obras instalativas, banquetes criativos e outras atividades de conexão com este lugar.

  • Público alvo: Moradores e moradoras da Residência terapêutica
    Horário: 9h30min às 11h / Local: Residência terapêutica / Facilitadora: Isabel Viana.

 

Biodança: Espaço terapêutico que propõe integrar e desenvolver potenciais humanos através da dança, música e situações de encontro em grupo.

  • Público alvo: jovens e adultos em geral / Horário: 18h30min às 21h / Local: Palhoça
    Facilitadores: José Luiz e Glauciane Viana

 

TERÇA-FEIRA

Roda Dialógica do som: Roda de música percussiva experimental. Por meio de melodias improvisadas o grupo estabelece uma sintonia que promove a organização e estímulos sensoriais.

  • Público alvo: Pessoas com transtornos/sofrimentos psíquicos, comprometimento de interação social, quadros depressivos e comprometimento cognitivo.
    Horário: 9h30min ás 11h / Local: Palhoça / Facilitadora: Dani Bargas

 

Terapia comunitária: A partir de uma roda de conversa, da partilha de experiências, respeito ao próximo, a terapia comunitária constrói redes solidárias de apoio entre os indivíduos, auxiliando na autonomia e no crescimento pessoal.

  • Público alvo: Pessoas em sofrimento emocional, dificuldades familiares, pessoais e afins.
    Horário: 14h30min ás 16h / Local: Palhoça / Facilitadoras: Ana Paula/ Lindalva

 

QUARTA-FEIRA

Ação expressiva/Teatro: Desperta o conviver criativo, celebra a vida e a saúde, sensibilizando para o canto, o brincar, a dança e estimulando a interação e laços afetivos.

  • Público alvo: pessoas com transtornos/sofrimentos psíquicos, comprometimento de interação social, quadros depressivos, comprometimento cognitivo e Depressão severa.
    Horário: 9h30min às 11h / Local: Palhoça / Facilitadora: Dani Bargas

 

Grupo de Relaxamento: Atividade que promove bem estar, relaxamento mental e corporal por meio de práticas de respiração e meditação ativa.

  • Público alvo: Quadros depressivos, ansiedade, crises de pânico, comprometimento cognitivo leve-moderado.
    Horário: 14h30min às 15h30min / Local: Palhoça / Facilitadora: Isabel Viana

 

Grupo de Meditação com Crianças: Atividade que promove bem estar, relaxamento mental e corporal por meio de práticas de respiração e meditação.

  • Público alvo: Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
    Horário: 14h30min às 15h30min / Local: Salão-Casa AME / Facilitadora: Dani Bargas

 

Constelação Familiar: Prática terapêutica em grupo que revela os emaranhados dentro da estrutura sistêmico-familiar trazendo à superfície dinâmicas ocultas inconscientes desse sistema na vida das crianças. Proporciona reconhecimento e respeito aos avós, pais e o lugar dos irmãos na sua vida.

  • Público alvo: Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
    Horário: 9h às 10h30min / Local: Salão-Casa AME / Facilitadora: Márcia Cristine

 

QUINTA-FEIRA

Corpo Expressivo: Práticas corporais, sonoras, verbais e visuais que promovem a consciência corporal e estimulam um bem estar físico-emocional, auxiliando a liberar as tensões mentais, corporais que colocam a pessoa em estado adoecido.

  • Público alvo: Acima de 18 anos, com comprometimento de interação social, estados depressivos, ansiedade, pânico, dores ou moléstias corporais crônicas e psicossomáticas (fibromialgia, psoríase, etc).
    Horário: 9h30min às 11h / Local: Palhoça / Facilitadora: Isabel Viana

 

Chá de histórias: Momento descontraído, realizado na cozinha do CAPS, onde se prioriza o

  • Público alvo: Qualquer pessoa interessada.
    Horário: 09h / Local: Refeitório do CAPS / Facilitadora: Dani Bargas

 

Grupo de Auto Estima: Terapia grupal que através do lúdico proporciona um auto conhecimento e um resgate da auto estima tornando cada pessoa mais consciente de suas potencialidades.

  • Público alvo: Quadros depressivos, ansiedade, crises de pânico, baixa autoestima.
    Horário: 14h30min ás 16h / Local: Palhoça / Facilitadora: Dani Bargas

 

SEXTA-FEIRA

Constelação Familiar: Prática terapêutica que revela os emaranhados dentro da estrutura sistêmico-familiar trazendo à superfície dinâmicas ocultas inconscientes desse sistema. Proporciona reconhecimento e respeito aos nossos ancestrais, proporcionando uma reconciliação com o passado e assumindo o potencial de vida presente a partir das Ordens do Amor.

  • Público alvo: Adultos em geral
    Horário: 9h às 11h / Local: Palhoça / Facilitadora: Márcia Cristine

 

Círculo de Mulheres: Vivências terapêuticas que estimulam o cuidado e a atenção com a saúde biopsicossocioespiritual de mulheres a partir de práticas ancestrais, artes, medicina natural e partilha de experiências.

  • Público alvo: Mulheres em geral.
    Horário: 14h às 16h / Local: Palhoça / Facilitadoras: Isabel Viana e Dani Bargas.

 

Cine CAPS / Programação Mensal – Exibição de filmes pra reflexão e promoção da saúde através da arte e cultura.

  • Público alvo: Usuários do CAPS e moradores da Residência terapêutica.
    Horário: 15h às 17h / Local: Sala de Cinema- Casa AME / Facilitadora: Dani Bargas

 

Grupo de Juventude / Programação Mensal: Espaço de reflexão e conscientização da comunidade jovem engajada em movimentos sociais que buscam a construção de uma comunidade mais justa e saudável.

  • Público alvo: Adolescentes e Jovens em geral.
    Horário: 15h às 17h / Local: Palhoça / Facilitadora: Dani Bargas.

 

Horta Terapêutica Comunitária: Espaço de resgatar alguns valores da vida a partir do cuidado com as plantas desenvolvendo uma ECOFILIA: Relação de amizade com a Natureza.

  • Público alvo: Livre
    Horário: 9h às 11h / Local: Horta Comunitária / Facilitadora: Dani Bargas.

 

Práticas de Cuidado Individual / De Segunda à Sexta.

  • Horário: 9h às 16h / Local: Palhoça

 

Massoterapia / Shiatsu / Reflexologia
Toque terapêutico nos músculos, articulações e pontos específicos no corpo estimulando a circulação, a imunidade, aliviando tensões, stress, controlando a dor e ansiedade.

Reiki
Terapia de energização através das mãos canalizando a “Energia Universal” para o equilíbrio de sintomas biopsicossocioespirituais proporcionando mais qualidade para as pessoas.

Escalda pés
Banho quente dos pés com ervas medicinais que ajuda no alivio do cansaço, é antiestresse, melhora o metabolismo e a bioeletricidade do corpo.

Argiloterapia
Aplicação no rosto desse material natural e rico em diversos sais minerais que garantem o bem estar e contribuem de forma positiva para a beleza e a saúde.

Auricoloterapia
Estimulação de pontos reflexos na orelha para tratamento complementar de sintomas como dores crônicas, disfunções nos órgãos e de caráter psicológico.

Barra de Access
Terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado sobre quaisquer situação ou experiência.

Biomagnetismo
Um método terapêutico que consiste no uso de pares de ímãs de alta potência para equilíbrio do pH do corpo. Trata infeções por vírus, bactérias, fungos, e parasitas, trata disfunções do corpo (glândulas, aparelhos e sistemas) e alguns pontos chamados especiais.

Terapeutas: Geomar Alves / Rosália Serafim / Zilar Amaro / Márcia Cristine

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.