As crianças e adolescentes dos quatro núcleos do projeto Sim à Vida, estão de férias escolares, por isso, intensificam a participação nas atividades esportivas e de lazer, neste mês de janeiro na colônia de férias do projeto. Com Jogos, pula-pula, dança, brincadeiras, vôlei e futebol, entre outras coisas, as crianças se divertiram e puderam interagir entre si, e com o espaço do Sítio Wopila.

As atividades lúdicas da colônia de férias integram a Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental Comunitária. A arte, a música e o espetáculo são maneiras de contribuir para a elevação da autoestima dos participantes e ativar suas potencialidades.

Com a autoestima positivamente equilibrada, crianças melhoram suas notas escolares e a convivência familiar. Maria Antônia, do Marrocos, que participa de atividades no Sim à Vida naquela comunidade, é um exemplo desse resultado, verificado no acompanhamento familiar.

A melhora na afetividade e o equilíbrio emocional contribuem para o bem estar mental, favorece, também, a criatividade conforme se observa no acompanhamento das crianças.

A Abordagem desenvolvida no projeto estimula o desenvolvimento saudável de corpo e mente, integração comunitária, relação amorosa com a natureza e fortalecimento da fé, resultando no equilíbrio biopsicossocioespiritual.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM da Alemanha. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do MSMC, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.