O Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) foi convidado por representantes da juventude da Paróquia Santa Cecília para ministrar palestra sobre a realidade sociocultural da juventude do Bom Jardim. O Evento aconteceu nesta quarta-feira (17/07/13), na capela do Santo Amaro.

Na ocasião, a coordenadora de Cursos Profissionalizantes, Nádia Franco, falou sobre questões e conflitos que envolvem a maioria dos jovens do Bom Jardim. O bairro é estigmatizado pela violência e exclusão social. Nádia ainda destacou o trabalho realizado com crianças, adolescentes e jovens pelo MSMC a partir da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC).

Na quinta-feira (18/07/13) o grupo que participou da palestra visitou a Casa de Aprendizagem do MSMC. Eram cerca de 50 jovens seminaristas que participavam da Semana Missionária, uma programação local da Jornada Mundial da Juventude.

Ali, eles assistiram ao vídeo que descreve as principais ações do MSMC e participaram de um momento de interação e debate sobre a Abordagem sistêmica Comunitária, coordenado por Nádia Franco, e ampliaram a visão sobre a realidade sociocultural da juventude.

Em seguida, os jovens seminaristas visitaram a Casa AME, o Centro de Assistência Psicossocial (Caps) Comunitário e a Palhoça do Movimento.

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.