O Projeto Sim à Vida do Movimento Saúde Mental Comunitária dom Bom Jardim (MSMC) foi apresentado para crianças acolhidas pela Associação dos Moradores do Residencial São Francisco (Amcosfran), no bairro Vila das Flores, em Pacatuba. O encontro, com dança e tambores, foi realizado no Centro Comunitário Vila das Flores, no bairro Vila das Flores, Pacatuba, na tarde da sexta-feira, 18 de setembro de 2015.

Um ensaio de dança e tambores, facilitado pelo coreógrafo, Alan de Freitas e uma percussão de tambores e alfaias, conduzida por Márcio Black, deram o tom da arte, música e espetáculo desenvolvida no projeto.

Na sequência, arte-educadores do Sim à Vida irão realizar outras momentos de vivência artística e musical com as crianças daquela comunidade. O objetivo da ação é fortalecer a autoestima dos participantes e evitar o primeiro contato com as drogas.

A Amcosfran foi convidada a integrar a rede preventiva e de promoção dos direitos das crianças e adolescentes articulada pelo MSMC a partir do Projeto Sim à Vida. Participaram Darlildo Lima, Claúdia Rodrigues e Balbina Lucas, do Sim à Vida.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida é co-financiado pela União Europeia e CBM International. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O “Sim à Vida” já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, reconhecido como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos.

O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além d e contribuir para melhorar o acesso aos serviços sociais de saúde.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas, a Abordagem Sistêmica Comunitária.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.