Crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida se divertiram com muita festa no carnaval em Fortaleza e Maracanaú. Na segunda-feira, a animação foi o CarnaCaps, na palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). Na terça, as crianças do núcleo de Maracanaú desfilaram pelas ruas do bairro Horto e Vila das Flores.

Nesta quarta à tarde é a vez de meninos e meninas do Bom Jardim e do Marrocos participarem do desfile do Maracatu Nação Bom Jardim, com concentração na praça de Santa Cecília, às 16h, em um momento de muita festa no Carnaval.

Na segunda-feira de Carnaval, as crianças participam do Bloco Doido é Tu, formado por usuários, profissionais e apoiadores da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (Caps). O momento foi coordenado por Eliza Guinter, da Fundação Silvestre Gomes.

O projeto de prevenção do MSMC recebe co-financiamento da CBM International e da União Europeia. A ação acolhe e acompanha 1350 crianças, adolescentes e familiares, com atividades diárias em quatro núcleos socioterapêuticos (Marrocos, Siqueira e Bom Jardim, em Fortaleza e ainda, Horto, em Maracanaú). Ainda realiza visita a famílias, acolhimento socioterapêutico e profissionalização de familiares e ação quinzenal em três escolas.

Bloco de Carnaval Doido é TU

O bloco sai na Avenida Domingos Olímpio segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018, às 17h20min, com o samba enredo em homenagem a Praia de Iracema.

O Bloco é tricampeão do carnaval de Fortaleza e foi formado por pessoas atendidas nos 14 Centros de Atenção Psicossocial – Caps, familiares, amigos, profissionais da saúde, artistas e estudantes que acreditam que a alegria, o prazer e a celebração do encontro comunitário criam caminhos para melhores relações humanas, desenvolvimento e saúde mental.

O coletivo de crianças, adolescentes e educadores do Projeto Sim à Vida, do Movimento de Saúde Mental Comunitária, irá compor a ala em homenagem a resistência comunitária do Poço da Draga. A ala faz referência à comunidade do Poço com sua identidade cultural, sua resistência, sua relação com os primeiros moradores, com o mar, com o porto e a ponte metálica.

Bloco Nação Maracatu Bom Jardim – Cultura Popular e Tradicional e Saúde Mental Comunitária! Amanhã 7 de fevereiro, quarta-feira.

Com o tema a “Alegria é nossa maior resistência”, o Maracatu Nação Bom Jardim realiza o 3° cortejo pelas ruas do bairro. Articulado com outros grupos percussivos do território (Tambores do Gueto, Afoxé Omorisã Odé e Toque de Senzala) e com o Movimento de Saúde Mental Comunitária, o bloco resgata a cultura ancestral do maracatu e suas tradições populares.

Em memória às manifestações culturais do Bom Jardim haverá uma concentração na Praça Santa Cecília, indo pelas ruas principais e no entorno da Comunidade São Francisco com encerramento na Praça Central do Centro Cultural Grande Bom Jardim com festa.

    • 16H III Cortejo do Maracatu Nação Bom Jardim.
    • 16H – Concentração na Pça Santa Cecília / 19H – Coroação da Rainha no CCBJ”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.