(Participantes desenvolvem técnicas de corte e modelagem para empreender e gerar renda  / Foto: Yago Medina)

O Movimento Saúde Mental (MSM) fez a entrega de certificados às participantes da terceira turma do curso de Corte, Modelagem e Montagem de Produto do Vestuário, Empreendedorismo e Sustentabilidade. O evento, realizado na Palhoça do MSM, em 18/08/23, celebrou o encerramento de um ciclo de aprendizados e oportunidades para a geração de renda através do desenvolvimento de produtos do vestuário.

Por meio desse curso, o MSM realiza atividades do projeto Colcha de Retalhos, @projetocolchaderetalhos, uma ação extensionista da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é qualificar as participantes, a maioria moradoras do Bom Jardim, Fortaleza, para confeccionarem roupas e montarem negócios, aproveitando tecidos que seriam descartados pela indústria têxtil.

Durante a formação, as alunas puderam compartilhar suas dores e  alegrias, criando um ambiente de partilha e fortalecimento de sua saúde mental. Socorro Freire, uma das participantes, conta sobre a importância da experiência: “Eu aprendi a tirar medidas, desenhar, fazer moldes, escolher o tecido mais adequado. Deixo aqui minha gratidão a todas as pessoas que de uma forma ou de outra tiraram um tempo e que contribuíram para essa obra maravilhosa acontecer”.

Para Araguacy Paixão, vice-diretora do Instituto Cultura e Arte da UFC e coordenadora do projeto Colcha de Retalhos, o principal objetivo do curso é a melhoria da qualidade de vida das participantes, sendo a geração de renda uma consequência desse bem estar. “Já presenciamos muitas situações em que as mulheres chegam a falar que aquele espaço ali funciona muito mais como um espaço de acolhimento e escuta”, revela.

 

A parceria entre o projeto Colcha de Retalhos e o Movimento Saúde Mental vem impactando positivamente a vida de várias famílias do Grande Bom Jardim desde 2021, ajudando a transformar mulheres em empreendedoras sustentáveis de bases comunitárias.

 

O curso foi realizado na Casa de Arte, Música e Espetáculo (AME), coordenada por Ana Paula Fernandes. Entre outras atividades, a casa proporciona o desenvolvimento das múltiplas inteligências, uma das referências teóricas da Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia de múltiplo impacto do MSM.

Por Gabriele Félix e Elizeu Sousa