Nesta sexta-feira, 28 de março, Clemenza Martini, mãe do padre Rino Bonvini, ministrou uma aula sobre a lasanha Mamma Mia. Ela vai oferecer a receita para compor o livro da Gastronomia de Rua. A lasanha está sendo produzida na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC).

Segundo a professora Eveline de Alencar, do Programa Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará, o livro é uma atividade integralizadora de dois cursos: fotografia e gastronomia de rua.

O livro com a receita da lasanha Mamma Mia está sendo preparado pela Gastronomia Social, Centro Cultural do Bom Jardim e MSMC.

As principais preparações que irão figurar no livro são encontradas nas práticas gastronômicas de rua de Fortaleza. Serão contempladas pelo menos dez receitas, com história, valor nutricional e contexto de cada uma, seguida de imagem do produto.

Com o livro, mais pessoas podem ter acesso às receitas com a oportunidade de reproduzi-las em casa ou começar a empreender comercializando os produtos. Dessa forma, há mais geração de renda, sobretudo para comunidades da periferia.

O Movimento Saúde Mental Comunitária comercializa a lasanha desde novembro do ano passado. A ação é uma forma de garantir a sustentabilidade da Escola de Gastronomia e do Movimento. Com isso, a estrutura tem garantia de funcionamento e mais pessoas podem ser formadas a partir das atividades no espaço.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.