(Representantes de cozinhas comunitárias participam de evento sobre Agroecologia na Palhoça)

 

Por Gabriele Félix / Elizeu Sousa

A professora Lia Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) proferiu palestra sobre soberania, segurança alimentar e alimento como direito humano básico. Ela foi convidada para o encontro da Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim, realizado na Palhoça do Movimento Saúde Mental (MSM), sábado (19/8/23). Ali, foi debatido também a agroecologia e sua relação com as atividades das cozinhas comunitárias.

 

Os participantes receberam acolhimento terapêutico do Movimento Saúde Mental, além de café da manhã e a feijoada, fornecidos pelo Giardino Buffet e pela Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). Equipamentos do MSM.

 

Lucas Braga, coordenador da EGA, que integra a Rede de Cozinhas Comunitárias, afirma que o encontro representa “uma construção sólida da identidade das Cozinhas Comunitárias, uma ideia que foi fortalecida durante a pandemia” quando dezenas de milhares de quentinhas foram fornecidas para pessoas em situação de fome. Para ele, é muito importante a troca de saberes entre a universidade e as comunidades.

 

A atividade teve a participação de lideranças e de integrantes das Redes de Cozinhas Comunitárias, com a mediação do sociólogo e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Eduardo Gomes. O encontro contou com a realização do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, @cdvhs.ce, da Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim, da Diálogos Urbanos da Unilab, @dialogosurbanosunilab, e do Movimento Saúde Mental, @movimentosaudemental. Com apoio da NUPEGA e o fomento da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), @cesedireitos, e Misereor, @misereor.

 

O projeto de fortalecimento das cozinhas comunitárias tem a coordenação geral da Diálogos Urbanos da Unilab e coordenação executiva do sociólogo Adriano Almeida, @almadriano_ , com parceira do Núcleo de Pesquisas e Extensão em Geografia da Alimentação (NUPEGA) da UFC, @nupega.ufc.