O aniversário em comemoração aos 20 anos do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), foi marcado por um jantar beneficente. O evento aconteceu na noite de sexta, 26.05, no Mansão Dunna’s Imperial. A festa foi animada pela banda, Os Infungíveis. O Jornal O Povo deu apoio na divulgação do evento.

Os recursos arrecadados com a venda de ingressos e de produtos da ‘bodega das artes’ no aniversário de 20 anos – artesanatos, quadros, camisetas – serão direcionados para os serviços socioterapêuticos do MSMC. São atividades que contemplam a prevenção às drogas, terapias complementares, práticas de cuidado e de inclusão socioeconômica por meio da profissionalização e do encaminhamento de pessoas ao mercado de trabalho.

O MSMC participa da construção do território sustentável do Grande Bom Jardim desde 1996, dando sua contribuição na construção de uma política pública de saúde integral a partir da terapia comunitária. Além disso, o trabalho dos grupos de autoestima, do desenvolvimento da Abordagem Sistêmica Comunitária e da mobilização para a instalação do Centro de Atenção Psicossocial Comunitário (Caps) da Regional V.

A tecnologia socioterapêutica do MSMC é reconhecida pela Fundação Banco do Brasil e por artigos científicos. Além do Brasil, a tecnologia já é implementada em Copacabana, cidade boliviana.

A abordagem sistêmica comunitária orienta as ações de prevenção às drogas do Programa Sim à Vida, co-financiadas por CBM Internacional e União Europeia. O projeto trabalha com crianças e adolescentes de comunidades do Bom Jardim e da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.